Monday, January 11, 2010

Consulta ipva 2010, multas e tabela do detran ipva 2010

IPVA 2010

Consulta ipva 2010, multas e tabela do detran ipva 2010



Todos os brasileiros, durante todo o ano, são responsáveis por pagar impostos ao governo que organiza nossa sociedade. Os impostos são gêneros tributários, mas que não são vinculados. Ou seja, é dever de cada contribuinte pagar ao Estado, independentemente de qualquer contraprestação de serviços por parte do governo.

Os valores arrecadados por meio dos impostos, teoricamente, são revertidos para o bem comum de todo cidadão brasileiro para investimentos em infra-estrutura, manutenção das estradas, aeroportos, além de custeio do governo com bens e serviços públicos, como é o caso da saúde e educação, por exemplo. Porém, o pagamento do contribuinte não confere nenhuma garantia aos cidadãos.

No Brasil, os principais impostos vigentes pagos pela sociedade são: Imposto de Renda de pessoas físicas ou jurídicas; Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e, ainda, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O IPVA 2010 tem um caráter estadual, sendo que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo na sociedade. O valor do IPVA 2010 varia bastante de estado para estado, mas, independente disto, do total arrecadado pelos carros, são destinados 50% ao governo estadual, enquanto os outros 50% são destinados ao município, onde o veículo foi emplacado.

Nesta época do ano, todas as pessoas que tem veículo próprio começam a buscar notícias sobre os valores do IPVA 2010 e também sobre a tabela que estipula as datas para o pagamento da fatura.

Cada estado possui critérios próprios de avaliação para a cobrança do IPVA 2010, mas vale ressaltar que, geralmente, o valor deste imposto é gerado em cima do valor de venda de cada automóvel. Este valor varia de 2 a 5% e depende do local onde o veículo foi emplacado.

Por exemplo, se o valor de venda do seu carro for de R$ 20.000 e o valor da alíquota do seu estado for de 2%, então o valor que será cobrado no seu IPVA 2010 é de R$ 400. Fazendo o pagamento da fatura à vista, o contribuinte recebe um desconto sobre o valor cobrado. Em outros casos, ainda é possível fazer o parcelamento do IPVA 2010 em até 3 parcelas (janeiro, fevereiro e março de 2010), ou pagar em parcela única no mês subseqüente.

Vale ressaltar aqui a importância de se pagar o valor do IPVA 2010 até o prazo estipulado pela Receita Federal, porque desta forma não será cobrado nenhum valor referentes aos juros nas suas parcelas. Normalmente, para quem ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto, os sites do DETRAN disponibilizam a consulta on-line para verificar o valor do IPVA 2010.

O valor do imposto pode ser pago no Banco do Brasil, tanto em terminais de auto-atendimento como em caixas, ou para correntistas deste mesmo banco. Além disso, o valor do IPVA 2010 pode ser quitado através da internet ou por meio da emissão da Ficha de Compensação, que pode ser usada em qualquer banco.

Fique atento aos prazos máximos para fazer o pagamento do IPVA 2010. O dia do vencimento de cada imposto é feito de acordo com o final da placa do automóvel. Qualquer dúvida, entre em contato com o DETRAN de sua cidade para maiores informações.


No comments:

Post a Comment